sábado, 22 de janeiro de 2011

1º princípio: RAÍZES CULTURAIS

Janeiro, mês de férias, mês de certa tranqüilidade (para alguns), mês de  pensar com mais calma e reflexão sobre nossas vidas, nossas atitudes, sobre novas possibilidades.
Sendo assim impossível não falar deste primeiro princípio do Amor-Exigente: RAÍZES CULTURAIS.
Mas o que são mesmo RAÍZES CULTURAIS?
Quando falamos em raízes culturais, vem a nossa mente a palavra Família. “Família é a principal fonte de transmissão de valores e tradições culturais. Nós e nossos familiares somos produtos dos nossos tempos”.
São certos valores que são passados pelos nossos pais, pela nossa família, pelas pessoas que mais participaram de nossa educação, de nossa criação, de nossa vivência.
Nós do AE, temos nossas raízes vindas dos USA com o casal Phyllis e David York – terapeutas familiares e autores do livro Tough love. Nos anos 80 Pe. Haroldo, teve acesso ao livro e depois de lê-lo percebeu que aquelas regras ajudariam os pais dos dependentes químicos a se salvarem e darem aos seus filhos condições de se recomporem. Traduziu o livro e deu para D.Mara, nossa Coordenadora Nacional, fundar o movimento no Brasil. Ela não só fundou, com reescreveu o livro O que é Amor Exigente, adaptando-o para nossa cultura. Proposta simples, clara, objetiva, vai ao ponto no tratamento dos pais e dos filhos, leva-nos ao resgate dos nossos valores, tendo como lema, Eu amo você mas não aceito o que está fazendo de errado.
Analisar os verdadeiros valores que temos,  ver quais os que consideramos imutáveis, e ao estarmos seguros de quais são, vamos agregando a família em torno deles, porque raízes culturais são a nossa identidade – nossa origem familiar, princípios e valores que herdamos, e é por eles que começamos a nossa construção como pessoa.
                Existem na nossa vida desafios vitais que temos que enfrentar de maneira particular, e isso é precioso. Somos ciclo de uma história da humanidade porque milhares de pessoas que nos antecederam acumularam experiências e de alguma maneira nos transmitiram e isso é o que somos.
Podemos e devemos olhar para o passado, para a história, e reconhecer que tudo foi bom. Não podemos deixar simplesmente por modismo, perder o que nossos antepassados nos deixaram: A honra, a honestidade, o respeito e que as suas lutas sejam esquecidas.
As nossas raízes vêm dos papeis definidos na família: Esse é o pai e estas são suas responsabilidades e funções, esta é a mãe, a tia a avó, fazendo uma inter-relação mais sadia, e se ajudando mutuamente. Pais devem ser perceptivos, atentos e participantes. Devemos contar a nossa história familiar aos nossos filhos: através de fotos, explicando para eles quem é quem e como eles eram.
O Amor-exigente, não propõe mudarmos nossas raízes culturais, mas entender as mudanças que estão ocorrendo, aceitando as positivas e rejeitando as negativas, lembrando sempre que o respeito e a honestidade nunca vão cair de moda.
Aproveite as férias e faça uma auto-análise: quais são as suas raízes culturais? Que raízes culturais você está deixando para seus filhos, seus familiares, seus amigos. Essas raízes são boas para a coletividade, para a nossa sociedade? Você está sendo exemplo, modelo?
Se as suas raízes são boas e servem de exemplo, de modelo para os seus...continue. Passe adiante. Caso não sejam, PARE, reflita, mude, pois sempre é tempo. Nada muda se você não mudar!
FORÇA, FÉ E ALEGRIA!!!!

referências:  
texto: http://www.eficaz.jor.br/site/noticias_resultado.asp?codigo=5917
Imagem: raizesculturaisconheceasua.blogspost.com